Volta Internacional da Pampulha 2010

Está chegando! acabei de buscar o kit e no domingo 5/12 participarei pela segunda vez da prova mais importante do estado de MG e uma das mais importantes do Brasil. Depois da minha experiência na meia maratona internacional narrada aqui meses atrás, mudei meus treinos e de 1 mês para cá, incluí a musculação e o RPM (spinning) no intuito de ganhar mais massa muscular e maior resistência; a musculação, principalmente, ajuda muito em provas de longa duração.

Kit 2010: camisa, tira nasal, capuccino, café...

Kit 2010: camisa, tira nasal, capuccino, café...

Fiz também algumas outras mudanças: na alimentação e hidratação pré e pós treino, e a inclusão de um treino semanal de longa distância. Passei a usar o gel de carboidrato antes e durante a volta da lagoa e não terei mais que passar por maus bocados como passei na meia maratona, como disse na época, vivendo e aprendendo!

Aguapés retirados, grama aparada...

Aguapés retirados, grama aparada...

Após a meia maratona fiquei inclusive meio desanimado, pois a meta de todo corredor amador são os tradicionais 42 Km. da maratona, e essa é a minha meta para o ano que vem, como precisava provar para mim mesmo que ter completado a meia maratona “a reboque” foi uma combinação do clima seco com a minha inexperiência em não ter comprado um gel de carboibrato pra reposição da glicose (energia) perdida, decidi no mês passado correr novamente os 22 Km. e fui além, corri 24,7 Km e o melhor, terminei tranquilo. Usei o gel antes, durante e depois da corrida, conforme o recomendado e realmente fez muita diferença na minha performance. Seguem algumas reportagens interessantes sobre o uso do gel de carboidrato em provas acima de 15 Km ou 1 hora (que é o recomendado):

http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=8381

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL173118-5603,00-CARBOIDRATO+O+COMBUSTIVEL+DO+CORREDOR.html

No mais, agora é torcer para que chova ou que pelo menos fique nublado pra que a corrida seja mais tranquila. A meta principal de todo atleta amador é sempre completar e tudo que vier depois disso é lucro! eu particularmente desejo apenas diminuir meu tempo nem que sejam 5 min. com relação ao meu tempo do ano passado (01:33:00), no mais é curtir a emoção do antes, durante e depois, pois, mesmo quem não briga por pódio que é o meu caso e o de 90% ou mais dos participantes, só quem participa e completa uma prova, sabe o prazer que isso proporciona, recomendo a todos! Aproveito para indicar o post do Léo Mesquita, corredor, que também mantêm um blog excelente, leiam o ótimo post  intitulado “Um pouco além da volta”

http://vivoparacorrer.blogspot.com/2010/12/um-pouco-alem-da-volta.html

Um abraço aos amigos e a partir do domingo postarei aqui as fotos e minhas impressões da prova!

Sobre ericogomes

Sou Analista de Sistemas, e um amante do futebol e das corridas de rua, corridas estas que vem me proporcionando uma vida saudável e motivação extra pra encarar o dia a dia!
Esse post foi publicado em Corridas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Volta Internacional da Pampulha 2010

  1. Werner disse:

    Beleza amigo. Desejo boa sorte.

  2. Vanderson disse:

    Bacana este KIT hein ? Tem até café, ótima motivação.. he he he
    Aí boa corrida, até que enfim você parou de comprar medalhas de participantes no final das corridas rs.. rs..

Deixe um comentário