1 ano em 1 post

Lá se vai MUITO tempo desde o último post; desde então já participei de 4 provas e adiei muito a atualização do blog, mas vamos lá…

Circuito Caixa

Esta prova tem um valor sentimental, por ter sido minha primeira corrida oficial, e foi justamente nela, que consegui esse ano, meu melhor tempo em provas de 10 Km: 00:48:08, considerando que a prova esse ano teve uma mudança no percurso incluindo subidas em um piso de bloco de pedras bem irregular, certamente foi um ótimo resultado.

Circuito Caixa 2011

Circuito Caixa 2011

Com relação às provas de 10Km, diminuí drasticamente minha presença nas mesmas este ano, acreditando que, tendo como objetivo a maratona, as meias maratonas são para mim no momento bem mais interessantes; não que eu diga que não correrei mais os 10Km., mas selecionarei mais daqui para frente, buscando outros atrativos como percursos ou pisos diferentes.

Asics Golden Four 21K

Esta foi sem dúvida a  melhor prova na qual já participei, principalmente no quesito organização. Desde a entrega dos kits ao fim da corrida, foi nota 10. A entrega ocorreu no sábado no Hotel Ouro Minas, com direito a impressão do nome na camisa e almoço de massas. No sábado, começo destacando o horário da largada: 7H30, o que ajudou bastante no clima, apesar de não ser um mês tradicionalmente quente em BH.

Chegada

Linha de chegada da Asics Golden Four

Durante todo o percurso uma ampla oferta de isotônico e água (GELADOS), estranho destacar isso, mas infelizmente isotônico e água gelada não são coisas comuns nas provas, apesar do preço cada dia mais alto das inscrições; porém na Asics o termo popular é que não houve miséria!

Ao final da prova, além de mais isotônico e água, um sanduíche e uma toalha de rosto; mais uma vez repito: EXCELENTE prova!

Pessoalmente tive mais motivos para comemorar, pois foi a primeira vez que a minha Mãe me concedeu a honra da sua ilustríssima presença!

Mamãe!

Mamãe!


Meia Maratona Internacional de BH

O grande atrativo da prova para mim, foi a pequena modificação no trajeto que incluiu a passagem da prova pelo interior do zoológico. Essa passagem apesar dos pequenos aclives, foi responsável por um “refresco” na prova, pela grande quantidade de árvores e consequentemente muita sombra! No geral foi uma prova com uma organização média, sem problemas e com uma grande melhora tomando como base a prova do ano passado.

Volta Internacional da Pampulha

Bom, como não poderia deixar de ser, a Volta da Pampulha foi muito boa e nada disso se está relacionado à organização, mas sim à grandeza da prova, ao clima que a antecede e principalmente pela grande quantidade de participantes vindos de todos os cantos do Brasil e alguns até de fora.

Um fato interessante, no sábado, tive a oportunidade de levar uma amiga, que nunca havia dado a volta na lagoa para conhecê-la em um tour de carro logo cedo, e ela ficou impressionada com a beleza, dizendo que apesar de não estar tão bem cuidada, tem uma paisagem espetacular; eu como corredor assíduo das margens da Pampulha e morador próximo, parei pra pensar como nos acostumamos com determinada paisagem e as vezes nos esquecemos, ou melhor, criamos um filtro mental e deixamos de ver com outros olhos o quanto aquela paisagem é bonita, e isso se aplica muito à Pampulha, apesar dos velhos e conhecidos problemas.

Satisfação sem limite!

Satisfação sem limite!

Um fato que compartilho como morador e frequentador assíduo em meus treinos na orla, é a grande maquiagem pela qual a lagoa e seu entorno passam na semana da prova: grama cortada, meio fio pintado, coleta de lixo em massa na orla e na água… enfim, “pra inglês ver”! é errado isso? com certeza não, mas deveriam adotar esse pente fino mensalmente, privilegiando os locais e não apenas quando a lagoa vai ser mostrada para o mundo na tela da Globo.

Bom, falando mais da corrida, a velha (des)organização da Yescom, nesse ano acertou ao antecipar o horário e ao oferecer vídeos da chegada nas provas, em contrapartida ficou anos-luz atrás da organização da Asics Golden Four nos demais quesitos e não há como não traçar um paralelo entre as duas provas visto a diferença no número de corredores de ambas.

Nova Praça da Pampulha

Nova praça da Pampulha: clima propício na semana da prova

Quanto ao clima, estava muito bom, com calor, mas sem exagero, pois choveu muito na semana da corrida e isso foi altamente propício. Mais uma crítica à organização foi a medalha idêntica à do ano anterior, mudando apenas o ano e pequenos detalhes como patrocinadores.

A medalha

A medalha

Mas como ressaltei, 99% dos participantes dos corredores da Volta da Pampulha, se inscrevem por tudo que a prova representa como sendo a mais tradicional de MG e talvez, na minha humilde opinião, a segunda mais tradicional do Brasil perdendo apenas para a São Silvestre.


Enfim, foi um bom ano, onde passei a treinar entre 12 Km a 14 Km, ao invés dos tradicionais 10 Km que sustentei por mais de 1 ano, o que consequentemente me trouxe mais resistência e melhora no tempo das 2 meias que participei nesse ano. A meta para 2012 não é pequena, pretendo enfim participar e concluir minha primeira maratona, acrescentando essa medalha, “badge” ou achievement (como preferirem) ao meu humilde currículo de corredor amador. 42K!


Feliz Natal e um 2012 de muitas felizes realizações para todos os amigos corredores (ou não) e em especial aos que dedicaram um pouco do seu precioso tempo para ler um pequeno relato das minhas experiências no mundo da corrida, um hobby que mudou muito a minha vida, e que espero desde que iniciei este blog, ser o estopim para a mudança de muitas outras pessoas que passarem por aqui! Até o ano que vem!

Sobre ericogomes

Sou Analista de Sistemas, e um amante do futebol e das corridas de rua, corridas estas que vem me proporcionando uma vida saudável e motivação extra pra encarar o dia a dia!
Esse post foi publicado em Corridas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário